Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de março de 2013

Hiperplasia Prostática Benigna - Sintomas e Tratamento




O que significa a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) ? 
Na medida em que ocorre o processo de envelhecimento do homem, a próstata tende a aumentar de tamanho. Isto é comumente chamado de hiperplasia prostática benigna ou HPB, uma condição clínica que leva a um conjunto de sintomas urinários desconfortáveis. A HPB é uma doença muito comum que afeta cerca de 50% de todos os homens na faixa etária dos 60 anos, podendo chegar aos 80% daqueles na faixa etária dos 80 anos. 

Quais são os sintomas comuns observados na HPB? 
· necessidade frequente de urinar, especialmente à noite 
· sensação de esvaziamento incompleto da bexiga 
· demora ou hesitação para iniciar a micção 

· jato urinário fraco e sem pressão 
· interrupção e reinício da micção por várias vezes · necessidade e esforço para começar a urinar 
· gotejamento ao final da micção 
A HPB tem tratamento? 
Sim, e a maioria dos casos são tratados com medicamentos que levam a uma melhora acentuada dos sintomas. Nos casos mais avançados é necessária a realização de cirurgia. Todos os tratamentos levam a uma melhora importante na qualidade de vida do paciente, já que a dificuldade de urinar atrapalha bastante os afazeres do dia-a-dia. 

Avalie a sua condição urinária respondendo o questionário e a questão abaixo. Esta escala e a questão de qualidade de vida auxiliam na avaliação da severidade dos sintomas urinários em todos os homens com idade acima de 50 anos 

Escala Internacional de Avaliação dos Sintomas Prostáticos da Associação Americana de Urologia homologado pela Organização Mundial da Saúde 

Assinale com um “x” as respostas abaixo:


No último mês
Nenhuma
Cerca de 1 vez 
em 5
Cerca de 1 vez 
em 3
Cerca de 1 vez 
em 2
Cerca de 2 vezes 
em 3
Quase
sempre
1. No último mês, quantas vezes você teve a sensação de não esvaziar completamente a bexiga, após terminar de urinar?
0 
1 
2 
3 
4 
5 
2. No último mês, quantas vezes você teve de urinar novamente menos de 2 horas após ter urinado?
0 
1 
2 
3 
4 
5 
3. No último mês, quantas vezes você observou que, ao urinar, parou e recomeçou várias vezes?
0 
1 
2 
3 
4 
5 
4. No último mês, quantas vezes você observou que foi difícil conter a urina?
0 
1 
2 
3 
4 
5 
5. No último mês, quantas vezes você observou que o jato urinário estava fraco?
0 
1 
2 
3 
4 
5 
6. No último mês, quantas vezes você teve de fazer força para começar a urinar?
0 
1 
2 
3 
4 
5 
No último mês
Nenhuma
1 vez
2 vezes
3 vezes
4 vezes
5 ou + 
vezes
7. No último mês, quantas vezes em média você teve de se levantar à noite para urinar?
0 
1 
2 
3 
4 
5 
Some os pontos de cada resposta das questões de 1 a 7
Interpretação do Escore Total

PONTUAÇÃO

GRAU DOS SINTOMAS
1 - 7
Leve
8 - 19
Moderado
20 - 35
Severo

Caso apresente os sintomas descritos e tenha uma pontuação acima de 7, você pode ter um problema em sua próstata e é importante procurar um urologista.

Chá para Hiperplasia de Próstata 

Homens maduros, normalmente após os 40 anos podem sofrer de ardência ao urinar. Isso acontece por causa de alguns nódulos que comprimem o canal da uretra interferindo assim na micção. A esse problema se dá vários nomes, normalmente hiperplasia benigna da próstata (HBP), hiperplasia prostática benigna (HPB) ou mesmo, hiperplasia nodular da próstata. Aqui veremos a receita de um chá de avenca para auxiliar no tratamento da hiperplasia da próstata. 
Atenção, a espécie de avenca indicada para este chá é a Adiantum Cuneatum. Além disso, não utilize avencas vendidas em floriculturas, procure uma casa especializada. 

Você vai precisar de: 

- 1 colher de sopa de folhas de avencas secas                                                                                   

- 1 xícara de chá de água 
Modo de Preparo: 
Ferva a água e coloque as folhas de avenca. Após isso, deixe a abafado por 10 minutos. Tome meia xícara do chá pela manhã e o restante à noite. Além da hiperplasia benigna da próstata, o chá de avenca também é útil para problemas respiratórios como Asma, Bronquite, Tosse e Gripe. 
O Saw Palmetto muitas vezes é até mais usado que medicamentos tradicionais no tratamento da hipertrofia benigna da próstata (HPB). Mais de uma dúzia de estudos clínicos envolvendo cerca de 3.000 homens constataram a alta capacidade do Saw Palmetto de aliviar os sintomas da HPB sem diminuir a libido, e sem apresentar os sintomas colaterais de outras drogas farmacêuticas. A Saw Palmetto costuma dar efeito mais rapidamente que muitos outros remédios sintéticos. 
A Damiana é frequentemente combinada com Saw Palmetto em fórmulas que visem à saúde da próstata masculina. O Pygeum também é uma erva muito útil para promover a saúde da próstata masculina quando combinado com a Saw Palmetto. A Urtiga possui esteróis que parecem diminuir a ação da dihidrotestosterona (DHT), substância derivada da testosterona, responsável pelo crescimento prostático. 
As curcubitacinas, fitoquímicos presente na Abóbora, combate o aumento da hipertrofia benigna da próstata e também são uteis para outros problemas de bexiga. 
Dicas para tratar a Hiperplasia Benigna da Próstata 
- Evite beber muito álcool, pois isso favorece uma retenção de urina e, consequentemente a hiperplasia (hipertrofia) benigna da próstata. 
- Evite ingerir muito líquido e principalmente bebidas à base de cafeína (chá, café,...) antes de dormir. 
- Evite consumir alimentos muito apimentados. 
- Evite o uso de determinados medicamentos: converse com o seu médico ou farmacêutico para determinar quais medicamentos são compatíveis com a sua hiperplasia (hipertrofia) benigna da próstata. 
- Adote uma alimentação rica em fibras, pois isso pode ajudar a diminuir a hiperplasia da próstata. 
Uso da serenoa repens na fitoterapia 
A serenoa repens (Saw Palmetto) é usada principalmente para sintomas urinários associados ao aumento da próstata, também chamado de hiperplasia prostática benigna. Serenoa repens também é usada para outras condições médicas, como dor pélvica crônica, desordens da bexiga, diminuição no desejo sexual, perda de cabelo e desequilíbrios hormonais. A fruta da serenoa repens é usada de várias formas e é disponível como extrato líquido, tabletes, cápsulas, chás e infusão.



terça-feira, 26 de março de 2013

GENGIBRE - Anti-inflamatório Natural para dores causadas por ARTROSE, ARTRITE, e na COLUNA

Para dores de coluna, artrose e artrite, o Dr. Al Sears, diretor do Center for health and wellness (Centro para a Saúde e Bem-Estar), uma clínica de medicina integrativa e anti-envelhecimento no sul da Flórida, indica um analgésico que não tem efeitos colaterais. E o mais interessante é que, provavelmente, você já tenha esse analgésico aí na sua casa, plantado num vaso, no quintal ou no jardim. O gengibre, que durante séculos tem sido usado em toda a Ásia para tratar dores nas articulações, resfriados e até mesmo indigestão. 
O Gengibre, cru ou cozido, é um analgésico poderoso e eficaz, mesmo para condições inflamatórias complicadas, como a osteoartrite. E podem durar longo tempo fora ou dentro da geladeira. 
Isso porque a inflamação é a causa raiz de todos os tipos de problemas como artrite, dor nas costas, dores musculares, etc. Ele contém 12 compostos diferentes que combatem a inflamação. Um desses compostos abaixa os receptores da dor e atua nas terminações nervosas. 
Juntos, eles trabalham como as drogas anti-inflamatórias, tais como o ibuprofeno e a aspirina, mas sem os efeitos colaterais. Assim, se a sua intenção é eliminar esses analgésicos, passe a consumir o Gengibre.

Seguem algumas dicas para você ter uma boa dose diária de gengibre:
Beber chá de gengibre é barato. É muito fácil. O gosto é ótimo. E cura. Além de estimular a circulação sanguínea e aliviar dores nas articulações. 

Aqui está uma receita usada pelo Dr. Al Sears: 
- Quatro copos de água; 
- Um pedaço de cinco cm de Gengibre descascado e cortado em fatias; 
- Limão e mel a gosto - se preferir, use laranja no lugar do limão. 
Ferva a água numa panela em fogo alto. Assim que começar a fervura, adicione as fatias de Gengibre, deixe em fogo baixo, cubra a panela para que os vapores não saiam, e deixe fervendo por aproximadamente 15 minutos.
O chá está pronto. Basta coar e adicionar o mel com o limão, ou laranja. 

O Gengibre também ajuda a perder a barriga - emagrecedor natural 
O gengibre é responsável por acelerar o metabolismo, por ter um efeito termogênico. "Contém óleos essenciais que produzem calor, ativam a circulação e otimizam a queima calórica", afirma a nutricionista Roseli Rossi. 

Turbine a perda de peso: 
- tome três xícaras de chá de gengibre ao dia: uma pela manhã, outra à tarde e uma à noite. 
- Divida 2 gr do pó de gengibre em três partes. Dilua cada uma em água, e tome antes das refeições. 
- Beba de 15 a 30 gotas de tintura de gengibre a 10% (prescrição médica) três vezes ao dia, antes das principais refeições. 

Duas receitas de chá emagrecedoras 
1. Chá de gengibre com camomila 
- 1 colher (chá) de gengibre ralado 
- 1 colher (sobremesa) de camomila 
- 200 ml de água fervida 
Despeje o gengibre e a camomila na água fervida, e tampe por alguns minutos. Coe e tome quente. 

2. Chá tradicional 
- 1 colher (chá) de gengibre ralado 
- 1 xícara (chá) de água 
Despeje o gengibre na água e ferva por cinco minutos. Coe e tome morno. Se quiser, pode mastigar os pedacinhos da erva. 

Contribuições para a saúde - Ação anti-inflamatória, antibacteriana e antisséptica. O gengibre combate a proliferação de vírus e bactérias alojadas no organismo. Para dor de garganta, Tome o chá da erva três vezes ao dia. 

Turbina o sistema imunológico - Rico em antioxidantes, combate os radicais livres, prevenindo gripes e resfriados. 

Evita rugas precoces - A mesma ação antioxidante que melhora o sistema imunológico, também previne o envelhecimento precoce da pele. 

Afrodisíaco - Ao produzir calor, promove a vasodilatação e o aumento da circulação sanguínea. Isso facilita a ereção dos homens e intensifica a sensibilidade no clitóris das mulheres. 

Previne o câncer - Um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, mostrou que a composição do gengibre pode inibir o avanço do câncer de cólon. 

Melhora a náusea - Os óleos essenciais da planta podem aliviar o enjoo decorrente da quimioterapia e o mal-estar de quem fica nauseado ao viajar. Mastigue até 1 colher (café) de gengibre ralado para melhorar o problema. 

Como plantar  - O Gengibre é uma planta de climas tropicais e quentes, mas que também se desenvolve em climas temperados e gosta de muita exposição solar, de solos do tipo arenosos, bem drenados, mas com alguma umidade, de PH neutro ou ligeiramente ácido e com pouca necessidade de nutrientes, as suas necessidades de água são moderadas. A sua propagação faz-se por divisão de rizomas que contenham uma gema ou rebento, o espaçamento entre plantas deve ser entre vinte e trinta centímetros, para dar espaço para que a sua raiz se espalhe.
Para aparecer os botões, não coloque os rizomas do gengibre na geladeira, Assim que aparecerem, escolha rizomas que são frescos e têm botões de crescimento bem desenvolvidos. Gomos de crescimento são como os olhos em uma batata.
Mergulhe os rizomas em água durante a noite para liberar quaisquer substâncias químicas que podem ter sido aplicadas. Quebre os rizomas de maneira que cada pedaço tenha um par de gomos de crescimento. Plante o gengibre no final do inverno ou na Primavera. Escolha um local brilhante, porém sem luz solar direta. Aguar com frequência para não secar.

Colheita do gengibre - Desenterrar a planta inteira e tirar os rizomas. Replantar rizomas com gomos de bom crescimento para uma colheita. 

Dr. Al Sears é diretor do Center for health and wellness (Centro para a Saúde e Bem-Estar), uma clínica de medicina integrativa e anti-envelhecimento no sul da Flórida, o Dr. Al Sears usou este plano para ajudar mais de 15.000 pacientes a reverter com sucesso suas cardiopatias, construir corações mais fortes, controlar o peso e abandonar as medicações. Em Dr. Cura Coração, pela primeira vez, o autor revela por inteiro seu programa comprovado, para que você possa, com segurança, construir também um coração sadio.

Mandamentos e dicas da dieta seca-barriga

Confira algumas dicas para eliminar as gordurinhas indesejadas


Não comer nada depois das 21 horas - À noite a atividade física é menor. Aquele lanchinho rápido ou jantar vai virar gordura porque o metabolismo e a queima de calorias desaceleram no repouso. Cuidado! É no abdômen que parte das células gordurosas se concentram. 
Não beber nada durante as refeições. Nem água - Os líquidos dificultam a ação do suco gástrico, responsável por degradar os alimentos no estômago, e ainda dilatam o órgão. O ideal é não beber nada uma hora antes e uma hora depois das refeições para prevenir gases e o "efeito estufa". Mas não deixe de beber água durante o dia: o recomendável são oito copos diários. O corpo desidratado corre mais risco de sofrer com a prisão de ventre. 
Na fome tome água - Quando sentir fome, tome um copo de água, aguarde 20 minutos, então coma. Nesse espaço de tempo o organismo vai queimar calorias do estoque, ou seja, dos depósitos da barriga ou do pneu. 
Não abusar do açúcar - O açúcar causa fermentação intestinal, servindo de combustível para as bactérias que se agrupam no organismo. É aí que são formados os gases, que causam desconforto e fazem a barriga crescer. Comer de vez em quanto, e em pequenas quantidades, não vai te fazer mal. 
Mastigar bem os alimentos - Fica muito mais fácil para o organismo digerir os alimentos quando eles chegam bem fracionados ao estômago. Quando é preciso triturar e misturar toda a comida mal mastigada, o corpo aumenta o fluxo de sangue, o que faz distender o abdômen. Conte até 20 entre uma garfada e outra. 
Não misturar alimentos doces com salgados - Os alimentos doces e as frutas são glicoses e atrapalham a fermentação normal dos alimentos salgados, dobrando suas calorias. Não ingerir doces e frutas nem como sobremesa. Lembre-se que o tomate é fruta. 
Adotar uma dieta rica em frutas e legumes e pobre em gorduras nocivas, evitando alimentos que retenham líquidos - Vegetais são ricos em fibras, e fibras ficam mais tempo no estômago, acalmando o apetite. Além disso, elas absorvem gorduras e açúcares como se fosse uma esponja, melhoram o funcionamento do intestino e ajudam a eliminar as toxinas. Resultado: a barriga encolhe. Fique longe de gorduras saturadas, presentes nas carnes vermelhas gordas, manteiga, laticínios integrais e queijos amarelos. Troque-as pelas monoinsaturadas (presentes no azeite e abacate) e poli-insaturadas (abundantes nos peixes de águas frias e profundas, como salmão, sardinha, bacalhau e atum). Ah! Esqueça os embutidos (linguiça, salsicha, mortadela, presunto, etc...), enlatados, salgadinhos, comidas congeladas e temperos prontos. 
Evitar alimentos preparados com leite, grão do feijão e lentilha - Muitas pessoas, mesmo que não sejam intolerantes à lactose (açúcar do leite), provavelmente desenvolveram algum tipo de sensibilidade a ela. Ela pode causar desconforto abdominal e aumento de gases. Feijão e lentilha também apresentam lactose, além de possuir carboidratos não absorvíveis. 
Ficar longe de bebidas gasosas e alcoólicas - Águas gaseificadas e refrigerantes light estão nessa lista. O gás distende o estômago. A cerveja reúne dois inimigos da barriga sequinha: gás e álcool. O vinho é mais inofensivo e faz bem ao coração quando você toma uma taça. Lembre-se: cada grama de álcool fornece sete calorias; a mesma quantidade de gordura soma nove. Fica a dica! 
Evitar café depois das refeições - O cafezinho nosso de cada dia possui cafeína, fitato e tanino. Essas duas últimas substâncias são chamadas de antinutricionais porque dificultam a absorção de alguns nutrientes essenciais ao organismo. É melhor diminuir a dose para conquistar a barriguinha dos sonhos. 
Consumir, de maneira moderada, alimentos como castanha-do-pará, amêndoa e semente de girassol - Esses petiscos, apesar de serem ricos em selênio (mineral antioxidante), são bastante calóricos. Se forem acompanhados de sal causam retenção de líquido, o que prejudica a barriga sarada. 
Jamais tomar antibiótico sem necessidade - O uso indiscriminado dessa medicação torna o remédio ineficaz e cria superbactérias, difícil de combatê-las. É um perigo para a saúde! Além de tudo isso, tomar antibiótico por conta própria pode contribuir para destruir a flora bacteriana e proliferar os micro organismos nocivos, formando gases e causando prisão de ventre. Não arrisque! 

DICAS - Alimentos exterminadores de gordura 
Saladas cruas – A fibras das hortaliças são as melhores amigas de um corpo enxuto. Como essas fibras têm baixo valor energético, diminuem a digestão de alimentos calóricos e impedem a digestão de carboidratos que contribuem com o aumento de peso. 
Cogumelo, levedo de cerveja, nozes e aspargo - Esses alimentos são ricos em cromo - mineral que diminui bastante a gordura total e, principalmente, aquela que se concentra na cintura. O cromo transforma o carboidrato em fonte de energia, reduz a vontade por doces e controla o apetite. 
Canela - Além de fazer o corpo gastar mais energia durante a digestão dela, a canela ainda reduz a sensação de fome. Essa especiaria ainda possui bastante cálcio, que ajuda no emagrecimento. 
Aipo - Dois talos de aipo contêm menos de 10 calorias. Além disso, esse vegetal possui grande teor de cálcio, amigo do emagrecimento, e de potássio, responsável por eliminar o sal que colabora na retenção de líquidos. 
Iogurte desnatado e leite com redução de lactose - O cálcio é um mineral de grande importância na queima de gorduras. Por isso, é importante incluir iogurte e derivados de leite desnatado (ou com redução de lactose) na sua dieta. Esses alimentos, na versão mais magra, são mais fáceis de serem digeridos e afastam os gases que estufam a barriga. 
Cereais integrais - Os cereais integrais regulam e mantêm os níveis de glicemia e insulina. Os grãos integrais ainda são ricos em vitaminas do complexo B, que controlam o cortisol no organismo. 
Salsinha - Ela tem a incrível capacidade de eliminar alguns centímetros ao redor da cintura porque tem ação diurética. Além disso, faz uma limpeza nos rins. 
Óleo de coco - Os líquidos do óleo de coco fazem com que as engrenagens do corpo funcionem mais rápido. Dessa forma, a temperatura sobe e as calorias derretem. As propriedades do óleo de coco ainda desinflamam o organismo, sem contar que essa fruta tem muita vitamina E, um poderoso antioxidante. 
Frutas vermelhas - Morango, mirtilo, amora, framboesa e cereja reduzem a massa gorda e o excesso de gordura no sangue. 
Chá, em especial o verde e o de hibisco - O chá verde é um dos maiores aliados do emagrecimento: ele é repleto de catequinas e de polifenois, que aceleram o metabolismo. Quatro xícaras por dia desse chá é o ideal, mais do que isso pode se tornar tóxico. Já o chá de hibisco tem efeito "espanta-gordura", regulariza o intestino, combate a retenção de líquidos e também os temidos radicais livres, que desajustam o metabolismo. 
Suco de limão - O suco de qualquer tipo de limão ajuda a diluir os excessos gordurosos por causa do acido cítrico. O limão também é diurético e alivia o inchaço. A casca é rica em pectina, fibra solúvel que dá sensação de saciedade. Fique de olho: mais de dois limões por dia podem prejudicar as mucosas do estômago. E lembre-se: beba o suco imediatamente após o seu preparo, assim você não perde os benefícios da fruta. 
Brócolis - Além das fibras, do cálcio e do baixo índice de insulina, o brócolis tem o poder de neutralizar os xeno estrogênios, substâncias químicas tóxicas presentes em aditivos usados na indústria alimentícia. 
Peixes de águas frias e profundas, como salmão, atum, bacalhau e sardinha - Fontes de ômega 3, gordura poli-insaturada que evita o acúmulo de colesterol nocivo, o LDL, nos vasos sanguíneos. A versão benéfica do colesterol, o HDL, aparece em grande quantidade nesses peixes. Essa substância ajuda o coração e aumenta a sensação de saciedade. O ômega 3 também afasta a retenção de líquido. 
Pimenta vermelha - O sabor picante da pimenta vermelha deve-se à capsaicina, que acelera o metabolismo em até 20% (se ingerida em torno de 3 gramas por dia) e dobra a produção de calor em até algumas horas após a refeição em que foi consumido. A pimenta vermelha promove a quebra da célula de gordura e controla os níveis de glicose no sangue. 
Gengibre - Duas fatias de gengibre por dia aumentam o gasto calórico em aproximadamente 10%, isso porque suas propriedades esquentam o organismo e faz com que ele derreta os estoques de gordura.