Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Cogumelo Mágico


Como identificar o Cogumelo Mágico

É fato que muitas pessoas pelo mundo ficam sabendo dos efeitos do cogumelo mágico e, sem muita informação, saem em disparada na primeira região de mata que encontra pela frente.
Pegam qualquer cogumelo, e acabam consumindo sem saber qual é o certo, ou sem saber preparar a dose correta, tendo sérios problemas de saúde e, em alguns casos, consumindo cogumelos venenosos que podem até levar à morte.
Existem cerca de 150 espécies de cogumelos mágicos no mundo, entre os quais, mais ou menos, 20 são encontradas no Brasil, destes 20, apenas três são de fácil acesso e identificação.
Como encontrá-los no pasto
O cogumelo mágico pode variar um pouco, muito sol pode queimar e muita chuva pode deixar mole, e você os encontra em pastos, na bosta da vaca, ainda assim você poderá encontrar cogumelos “ruins” no mesmo lugar.

Características do cogumelo mágico
(1) Um anel ou saia um pouco pra cima do meio do caule, na cor roxa escura;
(2) Cor do chapéu: dourada em degrade meio amarelado;
(3) Tem um caule encorpado, em média com a grossura de um dedo indicador “normal”, ao contrário dos cogumelos “ruins”, que possuem um caule parecido com um tubo de caneta, bem fino, esses cogumelos “ruins” são encontrados no mesmo pasto dos mágicos.
(4) Arranhando o caule com a unha, em alguns minutos ele fica com uma mancha interna, verde escura, às vezes meio azulada. Essa é nossa querida Psilocibina!
(5) Embaixo do chapéu ele é bem escuro, de cinza grafite para preto.
(6) Corte a parte de baixo, é só um pedaço de bosta de vaca!

Como fazer o chá
Ingredientes
De 10 a 12 cogumelos médios e dois copos de água (mais ou menos meio copo por pessoa

Porção
Para quatro pessoas que nunca tomaram (quem já tomou sabe o tanto que deve tomar)

Dosagem
2 dedos de chá a meio copo para cada pessoa. Quem for tomar pela primeira vez eu recomendo que tome de dois a três dedos de chá em um copo médio normal, você terá uma bela brisa, depois de você ter noção do que estamos falando, você saberá quantos dedos deve tomar.

Modo de preparo
Existem vários modos de preparar, sinceramente já provei alguns diferentes, e não gostei, ou ficou muito “nojento”, ou o efeito foi bem fraco:
1) Coloque a água para ferver;
2) Pique os cogumelos em pequenos pedaços, quando a água estiver fervendo (borbulhando) jogue os cogumelos picados e baixe o fogo;
3) Fique mexendo e apertando os pedaços no canto da panela para que ele solte o caldo, faça isso por uns 2 a 3 minutos no fogo baixo;
4) Não deixe ferver por mais de 2 a 3 minutos, e cuidado para não transbordar o chá quando tive fervendo os cogumelos, tipo quando ferve leite, sabe? Se começar a subir o chá, desligue o fogo.
5) Desligue o fogo e tampe a panela, deixe lá até esfriar um pouco (10-15min).
6) Pegue um coador e um pano, use os dois para coar o chá em um copo, não deixe cair pedaços do cogumelo (tem gente que faz o chá e toma com os pedaços e tudo, eu acho bem indigesto).
7) Você terá um chá preto acinzentado.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

DIETA DA COMBINAÇÃO DE ALIMENTOS DA Drª. PAULA CABRAL

Esta foi a única dieta que surtiu efeito comigo. Na maioria das dietas, a ordem é tirar um ou mais alimentos do cardápio. Nesta é diferente, você fica liberado para comer de tudo, desde que nos momentos e nas combinações corretas. Este é um método simples e fácil de ser seguido, que afirma: nenhum alimento engorda desde que saibamos comer. O Livro “Quem disse que comer engorda?” ensina que a combinação errada dos alimentos faz com que eles fermentem dento do organismo, aumentando as calorias ingeridas. Fermentados, os alimentos passam a armazenar mais energia entre suas moléculas, o que dobra, ou até triplica, as calorias de cada refeição. Esse processo ainda estimula a produção de toxinas, deixando o metabolismo mais lento e você cada vez mais pesado. Por isso a Dra. Paula Cabral, da clínica Hagla e autora do livro, diz que “comer não engorda, o que engorda é a maneira como você consome os alimentos”. 
Está disposto a seguir a dieta? Então você vai ter de abrir mão de hábitos consagrados na rotina alimentar, como beber água ou suco nas refeições e comer doces e frutas de sobremesa, eles só devem ser consumidos longe das refeições. Por outro lado, você pode continuar comendo carboidratos (arroz, pão, batata) junto com proteínas (bife, peixe, ovos, hambúrguer), dupla proibida nas outras dietas que sugerem combinação de alimentos. 

Preste atenção nos horários 
Os intervalos entre uma e outra refeição precisam ser respeitados. Isso porque uma refeição leva duas horas para ser digerida. "É impossível sentir fome antes deste tempo, portanto, se você tomar café às 8 horas pode comer às 10 horas. Se seu desjejum for às 9 horas, a próxima refeição deve ser às 11 horas, e assim por diante", explica a Drª. Paula. 
Os horários são móveis. Você pode até aumentar os intervalos entre as refeições, porém, diminuir, nunca. Se você antecipar a refeição, estará comendo sem fome. E, na maior parte das vezes, você come antes do horário e volta a comer no horário da refeição. "Esperar um pouco, não mata ninguém. Tome um copo de água até poder se alimentar", afirma. 

Nutrientes equilibrados 
O equilíbrio dos nutrientes faz com que a nova alimentação não seja percebida como dieta. Em nossa alimentação diária devemos ingerir carboidratos complexos, proteínas, fibras e frutas. Existem receptores que detectam sua presença, portanto, não podemos saturar apenas um ou outro receptor. Não pense que será mais rápido privando-se dos carboidratos. Seu cérebro perceberá a carência e logo estabilizará seu peso

Só coma quando estiver com fome 
É isso mesmo. "Quem deve lembrar você de comer é o seu estômago, não você", diz a médica. "Também não pule as refeições achando que vai emagrecer mais rápido", explica Paula, que lembra que, uma refeição pode ser dispensada se não houver fome. Mas, atenção: ela não deve ser compensada na próxima alimentação. 

Variedade é o segredo 
Evite repetir os mesmos alimentos todos os dias. Também não coma a mesma coisa mais de uma vez ao dia. Se você variar o cardápio, seu organismo não percebe que está passando por uma dieta, e o emagrecimento é mais fácil. A variação do cardápio permite que você estabeleça uma média semanal, o que não ocorre nas dietas tradicionais, onde a quantidade de quilos emagrecidos vai diminuindo cada vez mais. A seguir, as regras dessa dieta. 

Dicas que valem ouro 
· Não adianta servir-se somente de uma travessa de salada porque em uma hora você estará com fome e comerá o que estiver à mão. 
· Eliminar bebidas alcoólicas, refrigerantes e água com gás (uma cerveja nos fins de semana). 
· Aprenda a diferenciar FOME (vazio no estômago) de APETITE (vontade de comer, de saborear) e dê um novo sentido à sua vida. 
· Ao ingerir gorduras, lembre-se: as verduras cruas podem ajudar a manter o peso. Elas facilitam a digestão por diminuir a capacidade de absorção dessa gordura e de parte dos carboidratos, que ficam retidos no meio da esponja de fibras durante o trânsito intestinal. 
· Ao sentir FOME, ou seja, um vazio no estômago, você deve tomar água e aguardar 15 minutos antes de se alimentar. Esses minutos é que fazem você emagrecer, pois a energia necessária para o metabolismo é retirada das reservas (emagrecimento). 
· Deve-se tomar muita água durante o dia (de dois a três litros). Mas sempre fora das refeições (15 minutos antes e 2 horas depois). 
· Nunca coma alimentos salgados junto com alimentos doces ou frutas. E lembrar sempre que tomate é fruta. 

Cardápio: (Lembre-se de respeitar o intervalo de duas horas entre as refeições) 
CAFÉ DA MANHÃ (8 horas) 
Esta é a principal refeição do dia. É o momento que o metabolismo está mais acelerado e apto a iniciar as atividades. Está liberado comer um misto quente, ou pão com ovos mexidos, pão sírio com coalhada seca. Até torrada com manteiga. O importante é não misturar leite com frutas também nesta refeição para evitar a fermentação. 

Sugestões:
carboidrato complexo (Escolha só um tipo) 
Pão de sal, Pão integral, Pão de centeio, Pão Árabe, Torrada, Cream-Cracker, Rosquinhas

Proteínas (As proteínas podem ser misturadas) 
Ricota, Coalhada, Seca, Queijo, branco, Mussarela, Requeijão, Presunto, Ovos 

Gorduras (Escolha só um tipo) 
Manteiga, Margarina, Azeite 

Bebida (Escolha só um tipo) 
Chá, Café, Água 

LANCHE DA MANHÃ (10 horas) 
Esta refeição é opcional, e serve para as pessoas que acordam muito cedo e terão um grande intervalo entre o café da manhã e o almoço. Também para pessoas que trabalham com grande esforço físico. Caso contrário, não há necessidade de ser feita. 

Sugestões:
Suco de fruta, Água de coco, Bebidas energéticas 

ALMOÇO (12 horas) 
Ao almoçar, lembre-se da quantidade que você ingeriu no café da manhã, pois, não poderá ultrapassar esta quantidade. Não existem águas, sucos e sobremesas nesta refeição. Se for necessário, a bebida é só água. E meio copo é o suficiente para não tornar a digestão muito lenta. 

Sugestões:
Carboidrato complexo (Escolha só um tipo) 
Arroz (Comum, integral), Feijão, Macarrão, Batata (Purê, assada, frita), Aipim, Cenoura, Beterraba, Abóbora vermelha, Compostos: Suflê, farofa, pirão, tortas, 

Proteínas (As proteínas podem ser misturadas) 
Ovos (fritos, mexido, omelete), Frango (Assado, cozido, frito), Carne (Grelhada, frita, churrasco, moída, crua), Peixe (ensopado, assado, grelhado), Frutos do mar (Camarão, caranguejo, lula, polvo, lagosta) Outros: Dobradinha, rabada, mocotó, vísceras. 

Fibras (As fibras proteínas podem ser misturadas) 
Alface, espinafre, escarola, chicória, couve de Bruxelas, repolho, alcachofra, brócolos, couve-flor, pepino, abobrinha, cebola, pimentão, rabanete, vagem, quiabo, cogumelos, aspargos, berinjela, chuchu, palmito, jiló, maxixe. 

LANCHE DA TARDE (16 horas) 
Para emagrecer, esta é uma refeição mais leve, pois o ritmo já começa a diminuir.

Sugestões:
Iogurte (natural e de frutas), Gelatina (com sabor ou associada a frutas), 
Barra de cereais, Frutas (Salada de frutas), Pipoca, Quibe assado 

JANTAR (19 horas) 
Os carboidratos só podem ser consumidos até o horário de almoço para quem quer emagrecer. À noite são proibidos, Você deve comer para gastar e não comer para dormir. Se você faz dieta o dia todo e à noite janta, você emagrece de dia e engorda à noite. 

Sugestões:
Proteínas (As proteínas podem ser misturadas) 
Ovos (fritos, mexido, omelete), Frango (Assado, cozido, frito), Carne (Grelhada, frita, churrasco, moída, crua), Peixe (ensopado, assado, grelhado), Frutos do mar (Camarão, caranguejo, lula). Polvo, lagosta. 

Outros: Quibe assado, dobradinha, rabada, mocotó, vísceras... 

Fibras (As fibras proteínas podem ser misturadas) 

Alface, espinafre, escarola, chicória, couve de Bruxelas, repolho, alcachofra, brócolos, couve-flor, pepino, abobrinha, cebola, pimentão, rabanete, vagem, quiabo, cogumelos, aspargos, berinjela, chuchu, palmito, jiló, maxixe. 

Outras opções: 

Sopas de folhas e legumes verdes com proteína, Iogurte (natural e de frutas), Gelatina (com sabor ou associada a frutas), Frutas (Salada de frutas), Pipoca, Quibe assado 


CEIA (22 horas – opcional e para quem dorme tarde) 

Sugestão:
Leite com corantes, Água de coco 

Entenda os efeitos 
A primeira semana não será fácil, por causa da distensão do estômago. Nas semanas seguintes, o volume do estômago começa a se adequar às novas quantidades e diminui. Algumas pessoas chegam a sentir cólicas mais fortes sinalizando esta retração. 
O importante é a cada semana adequar a quantidade de comida ao novo tamanho do estômago. Sempre que você diminuir o volume de alimento, haverá retração do estômago até que ele volte ao tamanho normal. Quando voltar ao normal, você não conseguirá comer a mesma quantidade de antes e, nesta fase, não terá que se preocupar com as quantidades, pois se exagerar passará mal e perceberá o quanto à nova alimentação é melhor. 
Se você quer emagrecer então simplifique a sua alimentação. Ao invés de comer um Filé a Parmegiana, coma um bife com cebolas. Ao invés de lasanha, um macarrão alho e óleo. Deixe as comidas mais elaboradas para os momentos especiais. 
Tente classificar todo alimento que você ingere. Quando não souber onde um alimento se classifica, se a finalidade for emagrecer, é melhor evitar. Se o seu peso está estável, coma-o, mas lembre-se de esperar a fome surgir. 
Mude os hábitos familiares, começando pela compra do supermercado, pois assim tudo ficará muito mais fácil para você e mais saudável para todos. 

Manutenção do peso 
No período de manutenção é preciso ficar atento a algumas regras:
- Você poderá misturar dois carboidratos na hora do ALMOÇO.
- Você poderá comer pão, doce ou outro carboidrato na hora do LANCHE. Se exagerar dispense o jantar e espere a fome vir no café da manhã.
- Você poderá fazer extravagâncias sociais no JANTAR desde que dispense o café da manhã e espere a fome vir no almoço. 

Quando você quiser emagrecer é só tomar um copo de água na hora em que a fome surgir e esperar uns 15 minutos para se alimentar. Se exagerou, então:
- Aumente a atividade física,
- Dispense a próxima refeição e aguarde a FOME vir.
- Se exagerou no lanche, dispense o jantar.
- Se saiu a noite, dispense o café da manhã.
- Se exagerou em tudo no final de semana, dispense o carboidrato na segunda-feira e faça uma alimentação mais leve e alguma atividade física. 
- O emagrecimento ideal para evitar a flacidez é: Um quilo por semana para as mulheres, e de um e meio a dois quilos para os homens. 

Para saber mais: