Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de março de 2012

CRIATIVIDADE: A Revolução em nossa vida

Rebuscando minhas anotações e criações da faculdade de Pedagogia, achei esta pérola, acho eu... 

Dois aspectos que eu colocaria em prática, ou já pratico na vida profissional 

1°. Aspecto – Criatividade Profissional 
Desde quando comecei a lecionar, em 1.980, tento fazer diferente do senso comum, para não ser mais um professor conteudista. A criatividade sempre esteve presente na minha prática em sala de aula. Mesmo antes de saber o que seria, e como seria, ser um professor crítico, já mostrava e alertava os alunos sobre os novos desafios do mundo profissional e sobre como ser um aluno crítico. 
Sempre pautei meu comportamento profissional pelo lado de que nada é certo ou errado, que ninguém sabe tudo e que o professor sempre aprende junto com seus alunos. Ninguém ensina nada a ninguém, a aprendizagem vem de dentro, através da motivação, da criatividade e da relação professor x aluno. 

2°. Aspecto – Criatividade Institucional 
Uma educação mais abrangente precisa de novas saídas para acabar com as carências das instituições de ensino. Para se ter um ensino mais humano e voltado para o real interesse do processo educacional, as instituições precisam fazer a inclusão de novas atividades na formação das futuras gerações. 
Esse aspecto é o que precisa ser colocado em prática urgente, pois, não se consegue ser um profissional crítico e moderno, em toda a sua plenitude, numa instituição dirigida por profissionais de educação conservadores e sem nenhuma prática, que não ousam ser criativos, não mudam suas formas de ser e de agir. 
Primeiro, é preciso mudar a escola, mas mudar com emoção. O desafio da transformação institucional será o princípio da mudança social. Só assim os velhos muros do conservadorismo poderão ser derrubados. A escola do futuro precisa aceitar o diferente, precisa conviver com a pluralidade de conhecimentos, precisa promover o processo de comunicação e interação, enfim, precisa educar para pensar, a ser e a ter auto-estima e auto-imagem. 

Quissamã, 25 de novembro de 2004 

quarta-feira, 21 de março de 2012

O Gago’s Emporium é Minas em Rio das Ostras

Existem alguns bares emblemáticos em Rio das ostras, bares onde uma mesa chega a ser artefato de luxo, de tão disputadas que são. E não importa a hora que você chega, nunca vai encontrar um desses bares vazios, nem mesas disponíveis. É o caso do Gago’s Emporium. Inaugurado em 2009 por uma família tradicional de Minas, o local apresenta uma decoração simples, com figuras exóticas, laços de boi e esporas espalhados pelas paredes, que fazem do lugar um típico bar de interior dentro da cidade. Sem nenhuma pretensão de ser sofisticado, e com um astral leve e animado, o Gago’s Emporium consegue reunir jovens empresários e turistas, que fazem fila para conseguir uma mesa, disputando cada centímetro da calçada em frente - o esquema, para quem não consegue mesa, é pegar a cerveja no balcão, e beber ali mesmo na calçada, aproveitando para conhecer muita gente bacana. 

O Luiz Sérgio, o Gaguinho, e sua esposa, D. Lena

O Luiz Sérgio, mais conhecido como Gaguinho, proprietário da casa e, diga-se de passagem, um ex-gago, já trabalha com bares e restaurantes há mais de 30 anos, e há três abriu o Gago’s Emporium. Gaguinho é a alma do lugar: Simpático, comunicativo e acolhedor, tem na decoração simples e rústica o seu forte, compondo um ambiente aconchegante, num clima confortavelmente informal. O Gago’s Emporium é daqueles botecos que em pouco tempo o cliente passa a se sentir na sala da própria casa. O bordão: “a primeira cerveja eu te sirvo, a segunda você pega na geladeira”, lembrado freqüentemente pelo dono, sem gaguejar, define bem esse espírito. 
O destaque da cozinha fica por conta dos derivados de porco, preparados pelo próprio Luiz, mas sempre com a maestria da Dona Lena, sua mulher, é claro. O carro chefe da casa é o torresmo feito com barriga de porco. 
Torresmo de barriga
Quando o assunto é bebida, além da cerveja sempre gelada, o Emporium oferece uma cachaça saborosa, apenas uma marca: a Gago’s, especialmente produzida para ele em Friburgo, onde é envelhecida, e mantida pelo Gaguinho em tradicional barril de carvalho. Quem compra uma garrafa, e deixa guardada no bar, garante sua entrada para o clube da cachaça do lugar. Ele coloca o seu nome e guarda na cachaçaria do clube. Vale à pena, pelo título e, é claro, pela própria cachaça... 
Churrasco  
Enfim, o Gago’s Emporium é uma excelente opção para se tomar uma boa cerveja, em um dos lugares mais charmosos de Rio das Ostras, bem ali no Recreio. Em nossas idas ao bar nunca tivemos, ou observamos, algum ponto negativo. Lá se bebe uma cerveja bem gelada, com boa comida, um bom atendimento e um bom papo, na agradável companhia do Gago - tudo o que um verdadeiro cervejeiro, e aprendiz de cachaceiro, gosta. 
O Gago´s Emporium é um boteco familiar, com a cerveja mais gelada da região e a melhor cachaça "mineira", envelhecida em barril de carvalho. A casa conta com uma variedade de carnes de porco, defumadas no próprio local, linguiça mineira caseira, costela, lombinho, torresmo, kafta, risole de camarão, aipim frito, com ou sem torresmo, e quibe. Apresenta também variados pratos de caldo tais como: de mocotó, caldo verde, e de feijão. O Gago’s também trabalha com festas, aniversários, casamentos e eventos sociais, com a mesma qualidade e carinho do Gago´s Emporium. Com um atendimento muito bom, um preço realmente tentador – a cerveja Original sai a aproximadamente R$ 4,00 - e uma comida boa de boteco, o Gago’s Emporium já se destaca como uma das melhores casas de Rio das Ostras. 
O empresário Rinaldo Moura, O Gago e eu, Ely Pereira
Não dá para negar que foi uma excelente surpresa o que encontramos no Gago’s Emporium. Um bar super animado, uma decoração bem bacana, feita com elementos característicos de antigos botecos, e no atendimento, lindas e charmosas meninas vestidas a caráter. Podemos dizer tranquilamente que foi uma noite de boa comida, boa cerveja e muita gente bonita. Um lugar que sempre voltaremos e que, com certeza já viramos clientes cativos. Visite e se delicie no Gago’s Emporium. 

Administração de: Gaguinho e Lena Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 18:00 ao último cliente. 
O carinhosamente conhecido Bar do Gaguinho fica na Rua João Pessoa, 161, quase na esquina  da Rua Nova Iguaçu, no bairro Recreio, próximo a Costa Azul. 
Cel. (22) 9829 0273 - (22) 9825 8613 – (22) 9822 4727.