Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ORA-PRO-NOBIS - A Carne dos Pobres faz a festa em Minas

Ora-pro-nobis (Pereskia aculeata), do latim "orai por nós", é uma cactácea, um cacto trepadeira com folhas. Também chamado de “carne dos pobres”, por seu alto teor de proteína, a planta, há sete anos, inspira a realização de um festival que atrai centenas de turistas à Sabará, a 25 km de Belo Horizonte, na região metropolitana, mais precisamente no bairro Pompeu. Tem espinhos e pode ser usada em cercas-vivas, e se desenvolve bem, tanto na sombra quanto no sol. 


Originária do continente americano, encontram-se variedades nativas dessa hortaliça perene, rústica e resistente à seca, desde a Flórida, nos Estados Unidos, até a região sudeste do Brasil. Segundo tradições populares, o nome teria sido criado por pessoas que colhiam a planta no quintal de um padre, enquanto ele rezava em latim: Ora pro nobis

O nome científico é uma homenagem ao cientista francês Nicolas-Claude Fabri de Peiresc, e o termo aculeata vem do latim, e significa espinho, agulha. Acredita-se que o cultivo em larga escala do ora-pro-nobis poderia representar uma revolução nos recursos alimentícios da humanidade, devido a seu fácil cultivo, grande produção e alto valor nutricional. 

Gastronomia 

É um vegetal rico em ferro, ajuda a curar anemias das mais graves. Usa-se como o orégano, em forma de folha seca e moída. Também usada no preparo da farinha múltipla, complemento nutricional no combate à fome. Suas folhas são ricas em mucilagem, que contribui para o bom funcionamento do intestino. 

As folhas secas, e moídas, são usadas em diferentes receitas, especialmente em sopas, omeletes, tortas e refogados. Muita gente prefere consumir as folhas e flôres cruas em saladas, acompanhando o prato principal. Outros as usam como mistura para enriquecer farinha, massas e pães em geral. É servido cotidianamente nas cidades históricas do estado de Minas Gerais, onde a planta é mais popular. 

Ainda há o emprego para a produção de mel. Ela possui 25,4% de proteínas, sendo por isso conhecido como "carne dos pobres", vitaminas A, B e C, ferro e minerais, como cálcio e fósforo. 

Cultivo 

A variedade que tem flores brancas é a mais adequada para consumo, e suas folhas podem ser ingeridas refogadas ou mesmo cruas, as flores também são comestíveis. A variedade comestível tem miolo alaranjado e folhas pequenas e suculentas. A ora-pro-nóbis é propagada por meio de estacas plantadas em solo fértil enriquecido matéria orgânica e, depois de enraizadas, são transplantadas para o local definitivo. 

Serve também para alimentação animal, in natura ou na ração, barateando os custos da produção. O ora-pro-nois não pode ser confundido com a grandiflora ou a bleo que têm flores rosa (muito comuns no Brasil, e difíceis de serem diferenciadas sem a florada). Após a floração, o “ora-pro-nobis” produz frutos em forma de pequenas bagas amarelas e redondas, entre os meses de junho e julho. E aí vem um ponto importante a ser observado: nem todas as variedades desta planta são comestíveis; apenas a que tem flores brancas, com miolo alaranjado e folhas pequenas. 

No Brasil 

Encontrado em diversos estados do Brasil, em algumas localidades atingiu o status de ingrediente culinário, onde é refogado com vários tipos de carnes e é empregado em ensopados. 

Na cidade de Sabará, onde existe o Festival do Ora-pro-nobis e é comum utilizar a cactácea para pratos culinários, teria surgido a lenda de que o nome ora-pro-nobis é uma referência à uma lenda que as pessoas colhiam a planta no quintal da casa de um pároco, e ele sempre rezava uma ladainha. Em Tiradentes, outra cidade brasileira de Minas Gerais, também há restaurantes que utilizam a ora-pro-nobis, sendo apreciado o frango com ora-pro-nobis. O cultivo mecanizado e o processamento industrial do ora-pro-nobis poderiam representar uma revolução nos recursos alimentícios da humanidade. No entanto, essa planta é pouco conhecida. Ela poderia integrar planos de governo na recuperação de áreas degradadas e no combate à fome, mas, infelizmente, nossos políticos são cegos para o que o povo precisa. Assim, enquanto o ora-pro-nobis não desperta interesse no plano governamental, o cultivo doméstico pode representar o primeiro passo para a abertura de uma nova alternativa para as regiões áridas.

Nenhum comentário: