Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de julho de 2013

O NOVO AEON

O blog Rio das Ostras In Focus, declara solidariedade e apoio às manifestações que eclodiram por todo o pais, e fizeram com quê a população acordasse para nossa dura realidade. Desde que pacíficas, apoiamos todas essas manifestações que estão levando às ruas gente de todas as idades, classes, raças e tribos. Trata-se de um fenômeno que está envolvendo todo o povo brasileiro, aqui e pelo mundo afora, e o desperta para uma nova consciência, um novo tempo.

Esse movimento requer atenção e discernimento, principalmente de nossos políticos, a fim de que se identifiquem valores e limites, em vista da construção de uma nova sociedade mais justa e menos desigual.
Nascidas de modo livre e espontâneo a partir das redes sociais, essas manifestações questionam a todos nós e atestam que não é mais possível vier num país com tanta desigualdade, corrupção, farra com o dinheiro público e desrespeito à população. Sustentam-se na  necessária reivindicação de políticas públicas justas para todos. Gritam contra a impunidade, a falta de transparência na gestão pública e a descarada roubalheira de políticos corruptos. Denunciam a violência e a justiça inoperante. São, ao mesmo tempo, testemunho de que a solução dos problemas por que passa o povo brasileiro só será possível com a participação de todos. Fazem, assim, renascer a esperança quanto gritam: “O Gigante acordou!”.
Numa sociedade em que as pessoas têm o seu direito negado sobre a condução da própria vida, a presença do povo nas ruas testemunha que é na prática de valores, como a solidariedade e o serviço comunitário que encontramos o sentido de existir. A indiferença e o conformismo levam as pessoas a desistirem da vida, e se constituem em obstáculo à transformação das estruturas que ferem de morte a dignidade humana. As manifestações atuais mostram que os brasileiros não estão dormindo mais em “berço esplêndido”.
O direito democrático a manifestações como estas, deve ser sempre garantido pelo Estado. De todos espera-se o respeito à paz e à ordem. Nada justifica a violência, a destruição do patrimônio público e privado, o desrespeito e a agressão a pessoas e instituições, o cerceamento do direito de ir e vir, de pensar e agir diferente, que devem ser repudiados com veemência. Quando isso ocorre, negam-se os valores inerentes às manifestações, instalando-se uma incoerência corrosiva que leva ao descrédito.

Por outro lado, precisam-se identificar os baderneiros que se infiltram nas manifestações, com intenções e comandos interessados na retomada de poder por parte daqueles que oprimiram por três décadas. Sejam estas manifestações o fortalecimento popular nos destinos de nosso país e prenuncio de novos tempos para todos. Que o clamor das ruas continue a ser ouvido. E viva a Sociedade Alternativa.

Nenhum comentário: