Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de março de 2013

Mandamentos e dicas da dieta seca-barriga

Confira algumas dicas para eliminar as gordurinhas indesejadas


Não comer nada depois das 21 horas - À noite a atividade física é menor. Aquele lanchinho rápido ou jantar vai virar gordura porque o metabolismo e a queima de calorias desaceleram no repouso. Cuidado! É no abdômen que parte das células gordurosas se concentram. 
Não beber nada durante as refeições. Nem água - Os líquidos dificultam a ação do suco gástrico, responsável por degradar os alimentos no estômago, e ainda dilatam o órgão. O ideal é não beber nada uma hora antes e uma hora depois das refeições para prevenir gases e o "efeito estufa". Mas não deixe de beber água durante o dia: o recomendável são oito copos diários. O corpo desidratado corre mais risco de sofrer com a prisão de ventre. 
Na fome tome água - Quando sentir fome, tome um copo de água, aguarde 20 minutos, então coma. Nesse espaço de tempo o organismo vai queimar calorias do estoque, ou seja, dos depósitos da barriga ou do pneu. 
Não abusar do açúcar - O açúcar causa fermentação intestinal, servindo de combustível para as bactérias que se agrupam no organismo. É aí que são formados os gases, que causam desconforto e fazem a barriga crescer. Comer de vez em quanto, e em pequenas quantidades, não vai te fazer mal. 
Mastigar bem os alimentos - Fica muito mais fácil para o organismo digerir os alimentos quando eles chegam bem fracionados ao estômago. Quando é preciso triturar e misturar toda a comida mal mastigada, o corpo aumenta o fluxo de sangue, o que faz distender o abdômen. Conte até 20 entre uma garfada e outra. 
Não misturar alimentos doces com salgados - Os alimentos doces e as frutas são glicoses e atrapalham a fermentação normal dos alimentos salgados, dobrando suas calorias. Não ingerir doces e frutas nem como sobremesa. Lembre-se que o tomate é fruta. 
Adotar uma dieta rica em frutas e legumes e pobre em gorduras nocivas, evitando alimentos que retenham líquidos - Vegetais são ricos em fibras, e fibras ficam mais tempo no estômago, acalmando o apetite. Além disso, elas absorvem gorduras e açúcares como se fosse uma esponja, melhoram o funcionamento do intestino e ajudam a eliminar as toxinas. Resultado: a barriga encolhe. Fique longe de gorduras saturadas, presentes nas carnes vermelhas gordas, manteiga, laticínios integrais e queijos amarelos. Troque-as pelas monoinsaturadas (presentes no azeite e abacate) e poli-insaturadas (abundantes nos peixes de águas frias e profundas, como salmão, sardinha, bacalhau e atum). Ah! Esqueça os embutidos (linguiça, salsicha, mortadela, presunto, etc...), enlatados, salgadinhos, comidas congeladas e temperos prontos. 
Evitar alimentos preparados com leite, grão do feijão e lentilha - Muitas pessoas, mesmo que não sejam intolerantes à lactose (açúcar do leite), provavelmente desenvolveram algum tipo de sensibilidade a ela. Ela pode causar desconforto abdominal e aumento de gases. Feijão e lentilha também apresentam lactose, além de possuir carboidratos não absorvíveis. 
Ficar longe de bebidas gasosas e alcoólicas - Águas gaseificadas e refrigerantes light estão nessa lista. O gás distende o estômago. A cerveja reúne dois inimigos da barriga sequinha: gás e álcool. O vinho é mais inofensivo e faz bem ao coração quando você toma uma taça. Lembre-se: cada grama de álcool fornece sete calorias; a mesma quantidade de gordura soma nove. Fica a dica! 
Evitar café depois das refeições - O cafezinho nosso de cada dia possui cafeína, fitato e tanino. Essas duas últimas substâncias são chamadas de antinutricionais porque dificultam a absorção de alguns nutrientes essenciais ao organismo. É melhor diminuir a dose para conquistar a barriguinha dos sonhos. 
Consumir, de maneira moderada, alimentos como castanha-do-pará, amêndoa e semente de girassol - Esses petiscos, apesar de serem ricos em selênio (mineral antioxidante), são bastante calóricos. Se forem acompanhados de sal causam retenção de líquido, o que prejudica a barriga sarada. 
Jamais tomar antibiótico sem necessidade - O uso indiscriminado dessa medicação torna o remédio ineficaz e cria superbactérias, difícil de combatê-las. É um perigo para a saúde! Além de tudo isso, tomar antibiótico por conta própria pode contribuir para destruir a flora bacteriana e proliferar os micro organismos nocivos, formando gases e causando prisão de ventre. Não arrisque! 

DICAS - Alimentos exterminadores de gordura 
Saladas cruas – A fibras das hortaliças são as melhores amigas de um corpo enxuto. Como essas fibras têm baixo valor energético, diminuem a digestão de alimentos calóricos e impedem a digestão de carboidratos que contribuem com o aumento de peso. 
Cogumelo, levedo de cerveja, nozes e aspargo - Esses alimentos são ricos em cromo - mineral que diminui bastante a gordura total e, principalmente, aquela que se concentra na cintura. O cromo transforma o carboidrato em fonte de energia, reduz a vontade por doces e controla o apetite. 
Canela - Além de fazer o corpo gastar mais energia durante a digestão dela, a canela ainda reduz a sensação de fome. Essa especiaria ainda possui bastante cálcio, que ajuda no emagrecimento. 
Aipo - Dois talos de aipo contêm menos de 10 calorias. Além disso, esse vegetal possui grande teor de cálcio, amigo do emagrecimento, e de potássio, responsável por eliminar o sal que colabora na retenção de líquidos. 
Iogurte desnatado e leite com redução de lactose - O cálcio é um mineral de grande importância na queima de gorduras. Por isso, é importante incluir iogurte e derivados de leite desnatado (ou com redução de lactose) na sua dieta. Esses alimentos, na versão mais magra, são mais fáceis de serem digeridos e afastam os gases que estufam a barriga. 
Cereais integrais - Os cereais integrais regulam e mantêm os níveis de glicemia e insulina. Os grãos integrais ainda são ricos em vitaminas do complexo B, que controlam o cortisol no organismo. 
Salsinha - Ela tem a incrível capacidade de eliminar alguns centímetros ao redor da cintura porque tem ação diurética. Além disso, faz uma limpeza nos rins. 
Óleo de coco - Os líquidos do óleo de coco fazem com que as engrenagens do corpo funcionem mais rápido. Dessa forma, a temperatura sobe e as calorias derretem. As propriedades do óleo de coco ainda desinflamam o organismo, sem contar que essa fruta tem muita vitamina E, um poderoso antioxidante. 
Frutas vermelhas - Morango, mirtilo, amora, framboesa e cereja reduzem a massa gorda e o excesso de gordura no sangue. 
Chá, em especial o verde e o de hibisco - O chá verde é um dos maiores aliados do emagrecimento: ele é repleto de catequinas e de polifenois, que aceleram o metabolismo. Quatro xícaras por dia desse chá é o ideal, mais do que isso pode se tornar tóxico. Já o chá de hibisco tem efeito "espanta-gordura", regulariza o intestino, combate a retenção de líquidos e também os temidos radicais livres, que desajustam o metabolismo. 
Suco de limão - O suco de qualquer tipo de limão ajuda a diluir os excessos gordurosos por causa do acido cítrico. O limão também é diurético e alivia o inchaço. A casca é rica em pectina, fibra solúvel que dá sensação de saciedade. Fique de olho: mais de dois limões por dia podem prejudicar as mucosas do estômago. E lembre-se: beba o suco imediatamente após o seu preparo, assim você não perde os benefícios da fruta. 
Brócolis - Além das fibras, do cálcio e do baixo índice de insulina, o brócolis tem o poder de neutralizar os xeno estrogênios, substâncias químicas tóxicas presentes em aditivos usados na indústria alimentícia. 
Peixes de águas frias e profundas, como salmão, atum, bacalhau e sardinha - Fontes de ômega 3, gordura poli-insaturada que evita o acúmulo de colesterol nocivo, o LDL, nos vasos sanguíneos. A versão benéfica do colesterol, o HDL, aparece em grande quantidade nesses peixes. Essa substância ajuda o coração e aumenta a sensação de saciedade. O ômega 3 também afasta a retenção de líquido. 
Pimenta vermelha - O sabor picante da pimenta vermelha deve-se à capsaicina, que acelera o metabolismo em até 20% (se ingerida em torno de 3 gramas por dia) e dobra a produção de calor em até algumas horas após a refeição em que foi consumido. A pimenta vermelha promove a quebra da célula de gordura e controla os níveis de glicose no sangue. 
Gengibre - Duas fatias de gengibre por dia aumentam o gasto calórico em aproximadamente 10%, isso porque suas propriedades esquentam o organismo e faz com que ele derreta os estoques de gordura.

Nenhum comentário: