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quinta-feira, 18 de agosto de 2016

A HISTÓRIA DO MOTOCICLISMO

Os Moto Clubes são associações constituídas por pessoas que apreciam a motocicleta e o motociclismo. São clubes organizados com a finalidade de estabelecer relações de camaradagem e amizade, promovendo a socialização entre seus participantes. Durante todo o ano, os moto clubes organizam passeios e encontros visando a confraternização, a amizade e o companheirismo entre todos os seus componentes.

Geralmente são organizados com base em um Estatuto e um Regimento. No Estatuto são definidos sua denominação, sede, patrimônios, e os representantes, como presidente, vice-presidente, diretor regional, secretários, tesoureiros, diretor financeiro, diretor de eventos, entre outros, além de definir as funções de cada um perante a associação. Já o Regimento dita as regras do moto clube, que devem ser seguidas por todos os seus afiliados.

Já os denominados de Moto Grupos não possuem nem estatuto nem regimento interno. São grupos formados por motociclistas que se unem para viagens, passeios e encontros para se confraternizarem.

O MAIS ANTIGO NO BRASIL E NO MUNDO

No Brasil, a primeira associação, fundada em 1927, foi o já extinto Moto Club do Brasil, oficialmente o primeiro moto clube do mundo, sediado na Rua Ceará, na Praça da Bandeira, no Rio de Janeiro, onde mais tarde passou a funcionar uma boate underground chamada Garage. A Rua Ceará é referência para motociclistas, pois, ali estão as sedes de alguns dos Moto Clubes mais tradicionais (Balaios, Carcarás, Desert Eagles, além dos Abutres, cuja sede fica na rua ao lado). Durante o dia, funcionam diversas oficinas especializadas em consertos e personalização de motocicletas e triciclos, e algumas lojas de peças de motos e produtos para motociclistas.

Quando a noite cai, o movimento da rua cresce com os frequentadores da Vila Mimosa (zona de meretrício que ocupa as ruas próximas), que se mistura com os jovens que frequentam o Garage, e os motociclistas que procuram os bares da Rua Ceará. O mais famoso deles é o Heavy Duty, cujo proprietário, Zeca, é também motociclista, integrante dos Balaios. Nos fins de semana sempre acontecem reuniões de motociclistas e, uma vez por mês, o Zeca promove um grande e concorrido churrasco em plena rua, que fica totalmente tomada pelas motocicletas.
Alguns anos depois, mais precisamente em 1932, a cidade de Campos viu surgir em 24 de Julho o Motoclub de Campos. E talvez seja este o mais antigo moto clube, em atividade, que se tem notícia no mundo. Lá fora, nesta época (década de trinta) estavam surgindo Moto Clubes com tendências mais rígidas e muitos acontecimentos vieram a denegrir a imagem dos motociclistas, principalmente pela imprensa sensacionalista da época, que acusava os motociclistas de arruaceiros e desordeiros. 

Em um universo basicamente masculino, surge, no final da década de trinta, um moto clube feminino chamado Motormaids, http://www.motormaids.org/ que mantêm o título de moto clube mais antigo da América do Norte, (fundado oficialmente em 1940) e que atualmente conta com mais de 1.200 membros entre os Estados Unidos e Canadá, de acordo a American Motorcyclist Association Club – AMA-US. 

Por não ser reconhecido pela AMA-US, o primeiro moto clube americano (USA), que apareceu após a Grande Depressão, e que se mantém vivo até hoje, é o Cook Outlaws M.C. (1936). Esse grupo era radicado em Cook, cidade de Illinois, e mantinha seu território até Chicago. 

O Outlaw M.C. reivindicou uma linhagem ligeiramente mais longa, no entanto, como este realizou, pelo menos, duas modificações em seu nome no decorrer do tempo, não conseguiu lograr êxito. As Motormaids M.C. mantiveram uma identidade singular e uma estrutura hierárquica interna igual desde seu início. Por este motivo, segundo a AMA-US, é o clube de motocicleta mais velho do mundo, mais velho inclusive que o clube mundialmente famoso Hells Angels M.C. que teve origem em 1947 (mas sabemos que o moto clube mais antigo do mundo é o Motoclub de Campos).

Mais tarde, algumas produções de Hollywood serviram para incentivar verdadeiros predadores a criarem moto clubes e constituir verdadeiras gangues, o que fez da década de 50 uma página negra na história do motociclismo. Aí está o porquê do motociclista, ainda nos dias de hoje, ser muitas vezes visto como mau elemento. Mas isso está mudando, pena que ainda somos confundidos com os “motoqueiros”, que aparecem em nossos encontros fazendo arruaça (estouro de escapamento, borrachão com pneu etc.), ou até mesmo promovendo encontros que são, na verdade, feiras comerciais e nada a têm a ver com nossos princípios.

Mais tarde, já na década de 60, as motocicletas voltaram a ser tema de Hollywood com Elvis Presley, em Roustabout e Steve McQueen com A Grande Fuga, uma série de filmes que chegou ao seu auge com Easy Rider, de 1969. Filme este de onde tiramos a música "Born To Be Wild", a canção que se tornou o hino dos motociclistas de todo o mundo.

Finalmente inicia-se a mudança da imagem do motociclista com o início da fase romântica do motociclismo, que perdurou até o final da década de 70. Este período fixou o motociclista como ícone de liberdade e resistência para o sistema. No Brasil, nessa época, surgia em São Paulo o Zapata MC (1963) e, já no final da década, no Rio de Janeiro, o Balaios MC (1969), grupo este que já seguia os novos padrões internacionais e os princípios de irmandade.

A partir da década de 70, tivemos o surgimento de diversos moto clubes pelo mundo, a maioria já seguindo o princípio de hierarquia e irmandade. No Brasil, a popularização iniciou-se na década de 90, quando diversos fatores contribuíram, como a disseminação de marcas de motos pelo mundo e a liberação da importação pelo governo do presidente Collor. Hoje muita coisa anda desvirtuada, muitos moto clubes são criados à revelia, por pessoas que desconhecem a história e sequer sabem o significado de um brasão, e muito menos seguem o princípio de irmandade. Os moto clubes autênticos são forçados a criarem campanhas para evitar abusos e coibir arruaceiros em seus eventos, em contrapartida, a cada dia são criados novos eventos que nada tem a ver com as tradições. Na verdade são eventos que enriquecem empresários que se aproveitam da popularidade para atrair admiradores de motos, já que os motociclistas autênticos passam longe.

MOTOCICLISTAS CRISTÃOS

Um movimento mais recente, mas, extremamente importante para a formação da imagem do moto clube perante a sociedade, é a consolidação de moto clubes cristãos e de cunho social. Estes grupos, preocupados em estabelecer um movimento cuja base seja a vida cristã, a família e a ajuda ao próximo, ajudam a melhorar a imagem dos moto clubes perante a sociedade. E mostram ainda, que o motociclismo nada tem a ver com violência, arruaças e rebeldia. Pelo contrário, é a união de pessoas em torno de uma paixão, a motocicleta.

Alguns motoclubes deste tipo:
- Águias de Cristo http://www.aguiasdecristo.com/
- Motociclista de Última Geração http://www.mugmotoclube.com.br/
- Moto Clube Cristão Tribo de Judá http://www.8p.com.br/mctribodejudasp/flog/#


MOTO CLUBES NACIONAIS MAIS ANTIGOS

1927 - Moto Clube do Brasil (extinto)
1947 - MC de Petrópolis (Fundado em 13/03/1947, registrado em 15 de Maio de 1951).
1963 - Zapata M.C.
1969 - Balaios M.C.

O MAIOR MC NO BRASIL E NO MUNDO

O maior MC no Mundo: HELLS ANGELS MC (EUA - Fundado em 1948 em San Bernadino).
No Brasil: existe uma rivalidade, no bom sentido, entre o ABUTRE'S MC - Raça em Extinção (Fundado em 1989, sede nacional em São Paulo-SP), e os Bodes do Asfalto Moto Clube, (os dois com mais de 6.000 integrantes em 2015).

Algumas definições: MC: Sigla de abreviatura de Moto Clube, em inglês: Motorcycle Club. Moto Clube ou Motoclube: no Brasil a forma correta é Moto Clube separado, em inglês seria Motorcycle Club. Essa regra só não é válida para nomes próprios como "Motoclub de Campos".

IMPORTANTE

É preciso fazer um esclarecimento sobre a forma de se referir a quem anda de moto: muitas pessoas, desavisadamente, e sem intenção de ofender, nos chamam de motoqueiros, sem saber que muitos se ofendem seriamente com este tratamento. Nos dicionários, motociclista e motoqueiro significam a mesma coisa: pessoa que anda de moto. Mas, no meio motociclístico, existe uma diferença: motoqueiro é aquele que pilota fazendo bandalha (passa pelas calçadas, quebra espelhos dos carros, etc), desrespeita as leis de trânsito, faz arruaça em eventos. Motoqueiro não é o entregador de pizza ou motoboy, como muitos pensam.

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