Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Pense bem antes de falar ou criticar!

Religião é um conjunto de crenças e filosofias que são seguidas, formando diferentes pensamentos. Cada religião tem suas diferenças quanto a alguns aspectos, porém, a grande maioria se assemelha em acreditar em algo ou alguém do plano superior, e na vida após a morte. Grande parte dos conflitos mundiais tem origem a partir de questões religiosas. É bom ressaltar que existem fatores de caráter político, econômico, territorial, geopolítico, entre outros. Entre a grande quantidade de religiões existentes hoje no mundo, existem aquelas que se sobressaem e conseguem conquistar um grande número de fiéis. São:

CRISTIANISMO - possui aproximadamente 2,2 bilhões de adeptos no mundo - essas pessoas são consideradas cristãs. Esse número se deve, em muito, pelo fato de que, no nascimento, as famílias batizam o filho na igreja católica e, quando adulto, essa criança migra para outra religião, mas, por causa do seu batismo em criança, fica sendo contado como católico cristão. O nome cristianismo advém de Jesus, o Cristo que, segundo a crença de seus seguidores, veio para trazer a salvação para o homem. Essa religião é monoteísta (adora apenas um deus). Dentro do cristianismo ocorrem divisões, formando ramificações denominadas de:

• Catolicismo: representa as pessoas que seguem a Igreja Católica Apostólica Romana, que possui como autoridade máxima o papa. No mundo são contabilizados cerca de um bilhão de católicos. Esta religião se subdivide por sua vez em:

- Igreja Católica Romana: O termo "católico" é derivado da palavra grega: καθολικός (katholikos), e significa "universal", "geral" ou "referente à totalidade", chamada também de Igreja Católica Romana e Igreja Católica Apostólica Romana. 

A Igreja Católica é uma Igreja cristã com aproximadamente dois mil anos, colocada sob a autoridade suprema visível do Papa, o Bispo de Roma, que se considera sucessor do apóstolo Pedro. Seu objetivo é a conversão ao ensinamento e à pessoa de Jesus Cristo em vista do Reino de Deus, e concede um papel nesta missão a Maria, a quem intitulou de Mãe da Igreja.

- Igreja Católica Brasileira: dissidência da Igreja Católica Apostólica Romana e guarda a aparência de Igreja Católica e facilitam a praxe religiosa dos seus seguidores.

- Igreja Católica Ortodoxa: é uma religião cristã oriunda de uma separação que aconteceu na Igreja Católica Romana no século XI e que se dispersou no oriente. As principais igrejas são a Católica Ortodoxa Anglicana e a Ortodoxa Russa.
• Protestantes: emergiu a partir de divergências de opiniões dentro da Igreja Católica no século XVI. O surgimento dessa ramificação cristã está ligado à Reforma Protestante. Martinho Lutero foi quem liderou a revolta contra a venda de perdão por parte do clero, além de ser contrário aos dogmas praticados pela Igreja Católica, como a impossibilidade de engano por parte do papa e também a adoração a santos. Esta se subdivide em centenas de denominações evangélicas diferentes.

- Batistas: Só os cristãos adultos, já conscientes de seus atos, podem ser batizados, mas o ato não é obrigatório para a salvação. Para os batistas, o crente deve escolher por sua própria consciência servir a Deus.


- Metodistas: John Wesley deixou a Igreja Anglicana para pregar nas ruas da Inglaterra e fez vários discípulos, que criaram uma nova denominação. Na doutrina metodista, a Bíblia está no centro das fontes de conhecimento teológico.

- Calvinista: João Calvino queria uma religião com maior observância à Bíblia e princípios morais mais rígidos. Uma das doutrinas do calvinismo é a da predestinação: alguns humanos já nascem salvos, enquanto outros não.

- Pentecostalismo: Surgiram nos EUA movimentos com influência de batistas e metodistas. Eles aceitavam manifestações do Espírito Santo, como a capacidade de curar doentes, de fazer milagres e de falar línguas.

- Neopentecostalismo: Diferem dos pentecostais pelos costumes mais liberais e por adotarem a teologia da prosperidade, que valoriza a riqueza material. Também crêem que o Diabo é o responsável por tudo de mal.

- Anabatista: Só adultos são batizados. Os anabatistas eram conhecidos como a "ala radical" da Reforma Protestante. Pacifistas, eles se recusam a portar armas, usar espadas ou até mesmo prestar serviço militar.

- Amish: Grupo cristão baseado nos Estados Unidos e Canadá famoso pelo isolamento. Os amish evitam contato com o mundo exterior: é proibido o uso de equipamentos eletrônicos como telefones e automóveis e pratica-se o casamento intra-religioso. 

- Testemunhas de Jeová: Não crêem na divindade de Jesus Cristo e nem na Santíssima Trindade. Afirmam adorar exclusivamente a Jeová (Deus). Entre alguns dos pontos polêmicos defendidos por eles, está a proibição da transfusão de sangue entre os fiéis.

- Restauracionismo: Os teólogos divergem quanto à classificação de testemunhas, adventistas e mórmons. Alguns afirmam que vieram da insatisfação de protestantes de várias correntes, que queriam "restaurar" o cristianismo original nos EUA.

- Mórmons: Conhecida como Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias - o nome "mórmon" vem de um profeta. O batismo é feito em uma fonte especial, sobre 12 bois, que representam as 12 tribos de Israel.

- Adventistas: Os adventistas pregam o retorno de Jesus Cristo. Alguns crêem no sono da alma entre a morte e a ressurreição, e outros fazem a guarda do sábado, dia em que não podem trabalhar. Evitam carne e narcóticos.

A Igreja Protestante, ou Evangélica, tem hoje um número sem fim de denominações e títulos, advindos, na maioria dos casos, de pastores e dissidentes de determinadas denominações que saem e fundam sua própria denominação.

• Islamismo: é uma religião monoteísta que surgiu no século VII, criada por Maomé, seu principal líder. O livro sagrado é o Corão, ou Alcorão. Atualmente possui cerca de um bilhão de adeptos no mundo e é a que mais cresce. O islamismo é difundido especialmente na Ásia e na África, porém existem muitos seguidores em países como a Inglaterra e a Espanha.

Um adepto do islamismo é chamado de muçulmano. Os muçulmanos acreditam que Deus é único e incomparável e o propósito da existência é adorá-Lo. Eles também acreditam que o islã é a versão completa e universal de uma fé primordial que foi revelada em muitas épocas e lugares anteriores, por meio de Abraão, Moisés e Jesus, que eles consideram profetas.

Os seguidores do islã afirmam que as mensagens e revelações anteriores foram parcialmente alteradas ou corrompidas ao longo do tempo, mas consideram o Alcorão, ou Corão, como uma versão inalterada da revelação final de Deus. Os conceitos e as práticas religiosas incluem os cinco pilares do islã, que são conceitos e atos básicos e obrigatórios de culto, e a prática da lei islâmica, que atinge praticamente todos os aspectos da vida e da sociedade, fornecendo orientação sobre temas variados, como sistema bancário e bem-estar, a guerra e o meio ambiente. 


BUDISMO - é uma religião criada por Buda, um príncipe chamado Sidarta Gautama. Surgiu na Índia, no século VI A.C. Dentro do budismo não existe hierarquia, até porque não há um deus, somente um líder espiritual, que é o Buda. No mundo existem cerca de 400 mil seguidores, sobretudo, na Ásia.

HINDUÍSMO - é uma religião praticada fundamentalmente na Ásia, possui um conjunto de preceitos, doutrinas religiosas baseadas nas escrituras sagradas do Vedas, livro que guarda textos, hinos, louvores e rituais.

JUDAÍSMO - teve início na Palestina, ainda no século XVII A.C. É uma religião monoteísta, seu patriarca é Abraão. Atualmente são aproximadamente 14 milhões de seguidores no mundo.

CIENTOLOGIA - Seguidores acreditam que são imortais. Corrente de pensamento filosófico religioso mesclado a técnicas psicoterápicas e doutrina budista. 

ESPIRITISMO - Os espíritas acreditam na vida após a morte e na reencarnação sucessiva até que se atinja a perfeição. Allan Kardec é um dos principais expoentes da religião, que tem aproximadamente 13 milhões de adeptos. Espiritismo não é exatamente uma religião, mas também entra na lista. A sobrevivência do espírito após a morte e a reencarnação são as bases dessa doutrina, que surgiu na França e se expandiu pelo mundo a partir da publicação de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. É no Brasil que se encontra a maior comunidade espírita do mundo: 1,3% da população do país é espírita.

OUTRAS

Movimento Hare Krishna - Vem da linha hinduísta. Os praticantes não comem carne, não bebem e nem fumam. Os homens raspam o cabelo e carregam um rosário de 108 contas.

Movimento Sannyasin de Osho Rajneesh - Filosofia do guru zen, nascido na Índia, é cheia de alegria pela vida e tem um sentimento de celebração. Desenvolveu vários tipos de meditação.

Santo Daime - O chá do Santo Daime ou União do Vegetal provoca alucinações e visões místicas. É mais conhecido como ayahuasca. Para os seguidores, o chá livra o corpo e a alma das impurezas, e abre caminho para a comunicação com os antepassados.

Satanismo - Rejeita qualquer forma de cristianismo. Ao invés de focar sua atenção em uma divindade, o satanismo volta sua atenção ao avanço espiritual do indivíduo. Há os conhecidos rituais, mas que só usam da força física quando são feitos por pessoas com distúrbios psicológicos.

Candomblé - Religião africana trazida ao Brasil pelos africanos durante o período escravocrata. Segue as leis da Natureza, que tem como divindade os orixás, estes que cuidam e equilibram as energias da nossa vida. 

Umbanda - Religião Brasileira criada através da mistura dos cultos africanos e do catolicismo. Segue os princípios da fraternidade e da caridade sob as leis da Natureza e do plano espiritual. 

Macumba - Apesar do termo se referir pejorativamente às religiões de descendência africana, a Macumba nada mais é que uma árvore africana, e também um instrumento musical, utilizados em rituais afro-brasileiros.

Quimbanda - segmentação da umbanda que utiliza exus em suas práticas, nas quais se incluem supostos malefícios endereçados a pessoas, animais etc. A denominação é-lhe atribuída pelos adeptos da umbanda de linha branca; em linguagem leiga, seus centros e atividades são chamados de macumba.

Religião tradicional chinesa – Com aproximadamente 400 milhões de adeptos, a “Religião tradicional chinesa” é um termo usado para descrever uma complexa interação entre as diferentes religiões e tradições filosóficas praticadas na China. Os adeptos da religião tradicional chinesa misturam credos e práticas de diferentes doutrinas, como o Confucionismo, o Taoismo, o Budismo e outras religiões menores. Com mais de 400 milhões de praticantes, eles representam cerca de 6% da população mundial.

E ainda encontramos algumas seitas, como: Xintoísmo, Sikhismo, Neopaganismo, Jainismo, Fé Bahai, Cao daí, Cheondonismo, Tenrikyo, Seicho-no-ie, Movimento Rastafari, Universalismo, Zoroastrismo. 

Fora ainda, os ateus e os que se dizem não religiosos, que são milhares em todo o mundo. Espero que entendam de uma vez, o que é pelo que realmente é, e não pelo o que não é, e pensem bem antes de criticar a religião ou não religião de cada um...

Que, Deus, Iauê, Jeová, Krisna, Zoroastro, Buda, Orixás, Santos e Espíritos de luz vos abençoe e vos livre de todo princípio de divisão dentro de sua Religião, Igreja, Seita, Centro, Templo ou Congá.


Nenhum comentário: