Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de março de 2013

Hiperplasia Prostática Benigna - Sintomas e Tratamento




O que significa a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) ? 
Na medida em que ocorre o processo de envelhecimento do homem, a próstata tende a aumentar de tamanho. Isto é comumente chamado de hiperplasia prostática benigna ou HPB, uma condição clínica que leva a um conjunto de sintomas urinários desconfortáveis. A HPB é uma doença muito comum que afeta cerca de 50% de todos os homens na faixa etária dos 60 anos, podendo chegar aos 80% daqueles na faixa etária dos 80 anos. 

Quais são os sintomas comuns observados na HPB? 
· necessidade frequente de urinar, especialmente à noite 
· sensação de esvaziamento incompleto da bexiga 
· demora ou hesitação para iniciar a micção 

· jato urinário fraco e sem pressão 
· interrupção e reinício da micção por várias vezes · necessidade e esforço para começar a urinar 
· gotejamento ao final da micção 
A HPB tem tratamento? 
Sim, e a maioria dos casos são tratados com medicamentos que levam a uma melhora acentuada dos sintomas. Nos casos mais avançados é necessária a realização de cirurgia. Todos os tratamentos levam a uma melhora importante na qualidade de vida do paciente, já que a dificuldade de urinar atrapalha bastante os afazeres do dia-a-dia. 

Avalie a sua condição urinária respondendo o questionário e a questão abaixo. Esta escala e a questão de qualidade de vida auxiliam na avaliação da severidade dos sintomas urinários em todos os homens com idade acima de 50 anos 

Escala Internacional de Avaliação dos Sintomas Prostáticos da Associação Americana de Urologia homologado pela Organização Mundial da Saúde 

Assinale com um “x” as respostas abaixo:


No último mês
Nenhuma
Cerca de 1 vez 
em 5
Cerca de 1 vez 
em 3
Cerca de 1 vez 
em 2
Cerca de 2 vezes 
em 3
Quase
sempre
1. No último mês, quantas vezes você teve a sensação de não esvaziar completamente a bexiga, após terminar de urinar?
0 
1 
2 
3 
4 
5 
2. No último mês, quantas vezes você teve de urinar novamente menos de 2 horas após ter urinado?
0 
1 
2 
3 
4 
5 
3. No último mês, quantas vezes você observou que, ao urinar, parou e recomeçou várias vezes?
0 
1 
2 
3 
4 
5 
4. No último mês, quantas vezes você observou que foi difícil conter a urina?
0 
1 
2 
3 
4 
5 
5. No último mês, quantas vezes você observou que o jato urinário estava fraco?
0 
1 
2 
3 
4 
5 
6. No último mês, quantas vezes você teve de fazer força para começar a urinar?
0 
1 
2 
3 
4 
5 
No último mês
Nenhuma
1 vez
2 vezes
3 vezes
4 vezes
5 ou + 
vezes
7. No último mês, quantas vezes em média você teve de se levantar à noite para urinar?
0 
1 
2 
3 
4 
5 
Some os pontos de cada resposta das questões de 1 a 7
Interpretação do Escore Total

PONTUAÇÃO

GRAU DOS SINTOMAS
1 - 7
Leve
8 - 19
Moderado
20 - 35
Severo

Caso apresente os sintomas descritos e tenha uma pontuação acima de 7, você pode ter um problema em sua próstata e é importante procurar um urologista.

Chá para Hiperplasia de Próstata 

Homens maduros, normalmente após os 40 anos podem sofrer de ardência ao urinar. Isso acontece por causa de alguns nódulos que comprimem o canal da uretra interferindo assim na micção. A esse problema se dá vários nomes, normalmente hiperplasia benigna da próstata (HBP), hiperplasia prostática benigna (HPB) ou mesmo, hiperplasia nodular da próstata. Aqui veremos a receita de um chá de avenca para auxiliar no tratamento da hiperplasia da próstata. 
Atenção, a espécie de avenca indicada para este chá é a Adiantum Cuneatum. Além disso, não utilize avencas vendidas em floriculturas, procure uma casa especializada. 

Você vai precisar de: 

- 1 colher de sopa de folhas de avencas secas                                                                                   

- 1 xícara de chá de água 
Modo de Preparo: 
Ferva a água e coloque as folhas de avenca. Após isso, deixe a abafado por 10 minutos. Tome meia xícara do chá pela manhã e o restante à noite. Além da hiperplasia benigna da próstata, o chá de avenca também é útil para problemas respiratórios como Asma, Bronquite, Tosse e Gripe. 
O Saw Palmetto muitas vezes é até mais usado que medicamentos tradicionais no tratamento da hipertrofia benigna da próstata (HPB). Mais de uma dúzia de estudos clínicos envolvendo cerca de 3.000 homens constataram a alta capacidade do Saw Palmetto de aliviar os sintomas da HPB sem diminuir a libido, e sem apresentar os sintomas colaterais de outras drogas farmacêuticas. A Saw Palmetto costuma dar efeito mais rapidamente que muitos outros remédios sintéticos. 
A Damiana é frequentemente combinada com Saw Palmetto em fórmulas que visem à saúde da próstata masculina. O Pygeum também é uma erva muito útil para promover a saúde da próstata masculina quando combinado com a Saw Palmetto. A Urtiga possui esteróis que parecem diminuir a ação da dihidrotestosterona (DHT), substância derivada da testosterona, responsável pelo crescimento prostático. 
As curcubitacinas, fitoquímicos presente na Abóbora, combate o aumento da hipertrofia benigna da próstata e também são uteis para outros problemas de bexiga. 
Dicas para tratar a Hiperplasia Benigna da Próstata 
- Evite beber muito álcool, pois isso favorece uma retenção de urina e, consequentemente a hiperplasia (hipertrofia) benigna da próstata. 
- Evite ingerir muito líquido e principalmente bebidas à base de cafeína (chá, café,...) antes de dormir. 
- Evite consumir alimentos muito apimentados. 
- Evite o uso de determinados medicamentos: converse com o seu médico ou farmacêutico para determinar quais medicamentos são compatíveis com a sua hiperplasia (hipertrofia) benigna da próstata. 
- Adote uma alimentação rica em fibras, pois isso pode ajudar a diminuir a hiperplasia da próstata. 
Uso da serenoa repens na fitoterapia 
A serenoa repens (Saw Palmetto) é usada principalmente para sintomas urinários associados ao aumento da próstata, também chamado de hiperplasia prostática benigna. Serenoa repens também é usada para outras condições médicas, como dor pélvica crônica, desordens da bexiga, diminuição no desejo sexual, perda de cabelo e desequilíbrios hormonais. A fruta da serenoa repens é usada de várias formas e é disponível como extrato líquido, tabletes, cápsulas, chás e infusão.



Um comentário:

Anônimo disse...

Muito importante