Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de agosto de 2011

MOTOCICLISTA X MOTOQUEIRO - Diferentes Categorias

Moto Custom, ou estradeira, sonho de qualquer motociclista
          Hoje pela manhã, no trajeto de casa para o trabalho, presenciei dois acidentes de trânsito nas imediações do mercado Extra, no sentido centro de Rio das Ostras. Um deles envolvendo uma motocicleta. Naquele momento me veio à cabeça uma indagação: seria um motociclista ou um motoqueiro?
          Sim, porque é feita uma distinção entre motoqueiros e motociclistas, dentro e fora dos moto clubes. Essa diferença nem sempre é perceptível para alguns. E concordo com ela, não com a intenção de causar desunião, nem de ser preconceituoso, mas visando o crescimento pessoal de cada um.
          É difícil ver acidente de trânsito envolvendo um motociclista e, quando isso acontece, o causador, na maioria dos casos, não foi ele. Vale lembrar aqui que muitos acham que todos aqueles que são membros, ou participam, de um moto clube, são motociclistas, e os outros são motoqueiros. Mas, tanto existem motoqueiros membros de moto clubes, quanto motociclistas fora deles. Isto é irrelevante.
          Os motociclistas (e os triciclistas) são sempre homens (e mulheres) honrados, honestos, que sempre procuram aprender coisas novas, corrigindo suas deficiências, pilotam com segurança e confiança. São eles, os motociclistas, que respondem pela boa imagem do motociclismo, de camaradagem, amizade e responsabilidade. Eles cuidam de sua motocicleta como se ela fosse uma mulher, e respeitam os seus limites e os da máquina. Nas ruas respeitam os limites de velocidade e, nas estradas, mantém velocidade de cruzeiro (termo usado nos moto clubes) que é de 90 km/h, em fila dupla, com formação de passo, não lado a lado, com os triciclos fechando o comboio e um batedor avançado, levantando a situação da estrada, desvios, buracos e acidentes. Nunca deixam um parceiro para trás, param e ajudam outros motociclistas com problemas.
Meu velho triciclo, amigo de longa data 
          O motociclista, ou o triciclista, é sempre apaixonado por motos ou triciclos, gosta de grande emoções, mas sempre respeitando as leis de trânsito. Pilota equipado, e se esforça para manter a documentação da moto, ou do triciclo, em dia, para evitar "fugas" de blitz. Cuida da manutenção da sua máquina, para não ficar na mão. Respeita o meio ambiente, Não coloca sua vida em risco, nem a das outras pessoas, desnecessariamente. Não encara as ruas e avenidas como se estivesse num jogo de vídeo game (vale lembrar que no jogo se tem várias vidas, mas só lá).
Motoqueiro acidentado, um dia ele sai dessa...
          Já os motoqueiros são os barbeiros, que "andam" de motocicleta. São aqueles que não respeitam as leis, não dão valor à sua vida, nem a dos outros. São imprudentes e não querem mudar, são aqueles que se "acham" muito macho, são encrenqueiros. Não usam capacetes. Compram peças roubadas, contribuindo para que se roubem mais motos ainda. Andam com escapamento aberto. Correm ziguezagueando entre os carros, sobem nas calçadas, andam na contramão e avançam sinal. Não sinalizam o que vão fazer, ultrapassam pelo acostamento, correm o tempo todo, passam por entre os carros e, quando vêem que não vai dar, quebram os retrovisores dos carros com os pés, para abrirem caminho. São os que mais se acidentam no dia a dia. E acabam morrendo cedo, e ninguém sente falta deles. Talvez, além da família, só os donos de oficinas sintam sua falta, pois, como são descuidados com suas máquinas, elas acabam sempre quebrando.
          Mas, realmente, acho que eles podem um dia mudar, seja com o tempo, ou depois de vários tombos e acidentes, ou ainda, depois de uma boa conversa com algum motociclista responsável. Bem como um motociclista pode, num repente, passar a fazer parte da classe dos motoqueiros, quando acha que não dá mais para andar devagar, respeitando os limites, e quer "esticar" a moto, deixando os parceiros para trás.

Frases de motociclistas (que deveriam ser de pára choques... se elas os tivessem)

"Moro no mundo, passeio em casa!"
"A linguagem da moto é universal, pois, o motociclista sabe o que o outro pensa e sente."
"Não temos asas porque uma moto já basta para nos fazer voar!"
"Quando viajo de carro, aprecio a paisagem... Quando viajo de moto faço parte dela."
"Há um grande risco de se andar de moto... viajar demais!"
"Lugar de homem é atrás de um tanque... de uma moto!"
"De moto: ou eu encontro o caminho, ou eu abro um!"
"Motociclista não precisa de um dia para comemorar a independência, ele a comemora todos os dias!"

Eu faço parte deste mundo, dos motociclistas, há muitos anos. Sou triciclista, fui membro fundador do TOCA DO RATO MOTO TRIKE ROCKCLUBE, de Duque de Caxias e, atualmente, sou um triciclista independente, não tenho moto clube, assim, ando com um brasão da ÁGUIA SOLITÁRIA MOTO ESTILO, no meu colete...

Nenhum comentário: