Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

CORRUPÇÃO NO BRASIL - NÍVEIS ASSUSTADORES


A diplomacia americana considera que a corrupção durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva era "generalizada e persistente" e atingia todos os Três Poderes. A avaliação foi revelada em uma carta enviada há um ano e meio pelo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, ao procurador-geral americano, Eric Holder. Na carta, que servia como uma preparação para a visita de Holder ao Brasil, Shannon fez ainda um raio X da Justiça brasileira, acusando-a de "despreparada" e "disfuncional". O documento foi revelado esta semana pelo WikiLeaks. Mas o que fica claro é que, mesmo no último ano do governo Lula, a percepção americana não havia mudado sobre a presença da corrupção na administração. E o fenômeno não se limitaria aos Três Poderes. Segundo Shannon, as forças de ordem também seriam prejudicadas por "falta de treinamento, rivalidades burocráticas, corrupção em algumas agências e uma força policial muito pequena para cobrir um país com 200 milhões de habitantes". (Estadão (CORRESPONDENTE / GENEBRA) - estadao.com.br 9/9/2011 0:37)

A corrupção no Brasil , está classificada junto a 163 países na base na percepção de corrupção entre autoridades públicas e políticos, no chamado INDICE DE PERCEPÇÃO DE CORRUPÇÃO. O Brasil caiu oito posições esse ano, comparado ao ano passado e está em 70° lugar no ranking total. E em 14° entre os países da América. A corrupção existe sim e ela está por toda parte, nos bancos nas lojas nos dinheiros, ela é inestimável. Aqui não existe uma justiça séria. É claro que no Brasil existem pessoas honestas, mas há também um numero muito maior de pessoas sem ética e sem respeito pelo próximo, que pensam só em si mesmas. Existe um sistema de corrupção tão forte aqui que, as faltas de cumprimentos das leis, e a falta de valores humanos, estão exterminando os valores éticos brasileiros, fazendo com que muitas pessoas não pensem no futuro do Brasil, fazendo com que o país se torne cada vez mais mal visto por todos. Em outras palavras, ficará cada vez mais infernal se viver aqui, o que já está acontecendo em alguns lugares do Brasil. A honestidade, hoje, está cada vez mais extinta pelos corruptos desse nosso país cruel. (overmundo.com.br/overblog/a-corrupcao-no-brasil).

Segundo o relatório anual "Assuntos de Governança", publicado desde 1996 pelo Banco Mundial, há uma uma curva ascendente no índice que mede a eficiência no combate à corrupção no Brasil. O índice, que avalia 212 países e territórios, registra subida descontínua da situação brasileira desde 2003, tendo atingido seu pior nível em 2006, quando atingiu a marca de 47,1 numa escala de 0 a 100 (sendo 100 a avaliação mais positiva). Mesmo se comparado a outros países da América Latina, o Brasil ficou numa posição desconfortável: Chile, Costa Rica e Uruguai obtiveram nota 89,8.
O índice do Banco Mundial mede a percepção dominante entre ONGs e agências internacionais de análise de risco, sobre a corrupção vigente num determinado país. Por isso alguns questionam a influência no índice de uma maior atuação fiscalizadora da imprensa e dos órgãos policiais, em especial da Polícia Federal, que desde 2003 realizou mais de 300 operações. 
Um estudo da Fiesp apontou que o custo anual da corrupção no País gira em torno de 41,5 e 69,1 bilhões de reais.Um dos principais problemas que dificultam o combate à corrupção é a cultura de impunidade ainda vigente no país. A justiça é morosa, e aqueles que podem pagar bons advogados dificilmente passam muito tempo na cadeia ou mesmo são punidos. Além disso, o fato de os políticos gozarem de direitos como o foro privilegiado e serem julgados de maneira diferente da do cidadão comum também contribui para a impunidade. Segundo o advogado e político brasileiro Tarso Genro, "a demora no processo está vinculada à natureza contenciosa, que assegura direitos para as partes de moverem até o último recurso."
Em estudo divulgado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), foi revelado que entre 1988 e 2007, isto é, um período de dezoito anos, nenhum agente político foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Durante este período, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou apenas cinco autoridades. Por parte da sociedade civil, instituições como a Transparência Brasil fazem o seu papel de denunciar e combater as manifestações de corrupção.
Um outro instrumento eficaz no combate à corrupção é a transparência. Conforme indica o economista Marcos Fernandes da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, "para combater a corrupção, é preciso ter políticas de longo prazo, preventivas, é preciso fazer uma reforma administrativa(...). Disseminar a bolsa eletrônica de compras, informatizar os processos de gestão, permitir que o cidadão fiscalize a execução orçamentária on-line" (http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrupção_no_Brasil).

NR. Enquanto não houver vontade política, em todas as esferas de poderes; enquanto houver políticos ganhando salários acumulados; enquanto no Senado um motorista ganhar mais que governador; enquanto a Justiça continuar com seus mega salários, enquanto vermos a presidência da república negociar cargos e salários em troca de votos a seu favor; enquanto não vermos nenhum resultado nas CPI's que se tem conhecimento; enquanto o policial prender e a justiça soltar; enquanto houver impunidades "a torto e a direito"; enquanto o pobre fica cada vez mais pobre; enquanto não tiver imposto por altas fortunas; enfim, enquanto a população, e a sociedade como um todo,  não se "tocar", e fazer realmente alguma mudança nesse país, seja através de protestos pacíficos, seja pelo voto, seja pelas cobranças, ou ainda, pela repudio à classe polítiqueira e aos políticos profissionais, que nunca largam o "osso", nosso país continuará numa caída sem precedente.

Click no link abaixo para acessar a lista de escândalos de corrupção no Brasil





Nenhum comentário: